Esta é a ementa do curso de Semântica do Inglês para os alunos da PUC este semestre (1o de 2010)
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA
PROGRAMA DE ENSINO
Curso: Letras
Depto.: Lingüística
Disciplina: Lingüística do Inglês : Semântica do Inglês
Cred.: 02
Professor: Marcello Marcelino
Horas/Aula: 34
Sem/Ano: 1º/2010
Turno: Mat./Not.
I- Objetivos Gerais
Desenvolver a competência comunicativa do aluno, levando-o a refletir sobre as várias dimensões da construção do significado.
II- Objetivos Específicos
O aluno deverá ser capaz de identificar e explicar os métodos pelos quais falantes e ouvintes constróem a comunicação interpessoal e de expressar-se com adequação, clareza e originalidade.
III- Conteúdo
3.1. Noções básicas em Semântica
- orações, emissões e proposições
- referência e “sense”
3.2. Da referência ao “sense”
- predicado, expressões referenciais e universo de discurso
- relações de “sense”
3.3. O significado da palavra
- o dicionário
- o predicado e seus argumentos
- os papéis temáticos
3.4. O significado na comunicação interpessoal
3.4.1 O ato da fala:
- definição e caracterização
- a diferença entre dizer e querer dizer
- inventário gramatical e adequação lingüística
3.4.2. A lógica e a conversação lingüística
- os conceitos de “entailment” e de implicatória
- as máximas da comunicação: quantidade, qualidade, relação e modo
3.5. O significado no discurso: coesão textual
IV- Metodologia
4.1. aulas expositivas
4.2. leitura e discussão de textos teóricos da bibliografia
4.3. análise de textos autênticos
4.4. produção de textos
V- Avaliação
5.1. Avaliação constante de participação e desempenho em trabalhos de análise e produção que podem ser individuais obrigatórios.
5.2. Dois testes individuais obrigatórios
VI- Bibliografia Básica
GRICE, H. P. (1975) Logic and Conversation. In: Cole and Morgan (eds.) SYNTAX AND SEMANTICS, vol. 3.
HURFORD, J. R. & HEASLEY, B. (1983) SEMANTICS: A COURSEBOOK. Cambridge. Cambridge University Press.
RADFORD, ATKINSON, BRITAIN, CLAHSEN, SPENCER (1999) LINGUISTICS – AN INTRODUCTION - Cambridge
VII- Bibliografia Complementar
LEECH, G. & SVARTIVIK, J. (1978) A COMUNICATIVE GRAMMAR OF ENGLISH. London. Longman Ltd.
SEARLE, J. (s.d.) What is a Speech Act? In: PHILOSOPHY IN AMERICA. Cópia xerox.
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