segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PUC-SP (graduação) - Abordagens sintáticas e semânticas

Postagem para os alunos de terça-feira à noite (segundo período), da disciplina "teoria linguística: abordagens sintáticas e semânticas".



25/08/09

- aquisição e desenvolvimento do saber sintático
- áreas da linguística
- aquisição fonológica

Leitura para próxima aula (01/09/09):
capítulo 1 - O Estudo da Gramática in:
Mioto, C., Figueiredo Silva, M.C., Lopes, R. E. V. (2004) Novo Manual de Sintaxe. Editora Insular. Florianópolis.


01/09/09

- Revisão do sistema lingüístico e suas interfaces: o léxico, o sintático, o semântico e o perceptual articulatório.
- Conteúdo proposicional / mentalese / idéias e abstrações e suas relações como o sistema lingüístico.
- Relação entre a morfologia e a sintaxe: sintagma nominal, sintagma verbal, sintagma adjetical, sintagma preposicioal e suas possíveis funções dentro de uma sentença.
- Teoria gramatical e tipos de gramática: gramática prescritiva, gramática descritiva, gramática pedagógica.

Idéias que precisam ser revistas:
- "o predicado é o que sobra da sentença após o sujeito ser retirado" (na verdade, o predicado é o elemento que selecional os argumentos e determina os papéis temáticos a fim de constituir uma relação gramatical lícita).
- "o verbo é uma palavra de ação" (na verdade, temos vários tipos de verbos. Os de ação constituem apenas uma classe).

Para próxima aula (08/09/09)
ler ou reler o texto "O Estudo da Gramática" e resolver os exercícios no final do capítulo.


08/09/09

-Discussão e dúvidas sobre o texto "O Estudo da Gramática"
- Revisão de tipos de gramática:
a gramática normativa/prescritiva/tradicional (um conjunto de regras de etiqueta): a gramática tradicional é um sistema dogmático, que tem por função manter a unicidade da língua diante de todas as variações e diversidades linguísticas. No entanto, muitas de suas regras são taxativas (ad hoc = do tipo 'é por que é') e não têm valor explanatório.
Ponto a se observar ao utilizar uma gramática tradicional: os exemplos dados são sempre a favor da regra. Uma vez que não há conteúdo explicativo na gramática tradicional (que serve como um guia de boa escrita), os exemplos apresentados são irrefutáveis, uma vez que não há exemplificação de "contra-exemplos".
gramática descritiva, gramática mental e gramática pedagógica.

- Um contra-exemplo para a gramática pedagógica - os pronomes em inglês "subject pronouns" e "object pronouns" são nomes equivocos, pois misturam conceitos morfológicos e sintáticos que não definem os termos de acordo com o posicionamento e as sentenças finitas e não-finitas.
- início da resolução dos exercícios ao final do capítulo. Na próxima aula (15/09) retomaremos a partir da segunda questão.

Para próxima aula (15/09/09): reler o texto e resolver os exercícios ao final do capítulo.

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