terça-feira, 4 de agosto de 2009

Aquisição de Linguagem e Bilinguismo

Aquisição de Linguagem e Bilingüismo

Dirigido a professores de línguas, professores de escolas bilíngües e coordenadores pedagógicos, o objetivo deste curso é promover um espaço para a discussão e entendimento de processos de aquisição de linguagem do ponto de vista lingüístico, bem como refletir sobre o desenvolvimento do saber lingüístico em duas línguas, seja consecutiva ou simultaneamente.

As discussões se iniciarão com base no entendimento do desenvolvimento do saber lingüístico na língua materna, passando pela discussão dos principais processos envolvidos na aquisição de uma segunda língua e culminando na discussão do tema principal do curso: o bilingüismo. Uma vez entendido o conceito de bilingüismo, haverá espaço para discutir-se a educação bilíngüe no contexto brasileiro.

Conteúdo:
-Principais Teorias de Aquisição de Linguagem (Inatismo e Interacionismo)
-Caracterização e descrição dos vários tipos de bilíngües.
-Aquisição simultânea versus aquisição consecutiva/sucessiva
-Língua materna versus Interlíngua
-Competência e Desempenho
-Chomsky, Piaget, Vygotsky e aquisição da linguagem
-O comportamento lingüístico do bilíngüe
-Características da fala bilíngüe

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