segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PUC-SP (graduação) Bilinguismo e aquisição - 5as e 6as


setembro
Aulas de 03 e 04 de setembro de 2009

- revising the concept of a native speaker (nativeness)
- recapping the terms competence and performance (Chomsky)
- emphasizing the biological nature of human language.
- defining language in linguistic terms: in order for a language to be considered a language, it must bear three characteristics: i) decomposing; ii) turntaking and iii) a vocal tract.

THE CHOMSKYAN PERSPECTIVE ON LANGUAGE ACQUISITION

Marcello Marcelino

1. The Modularity Hypothesis
. The modules and interfaces.
. the modules that are connected to language.
. The sensorimotor and the perceptual articulatory.

2. Breaking down the Chomskyan perspective on language acquisition.
. Language as an organ.
. the role of the environment.
. analogy with walking and vision.

3. Language Acquisition
. The Principles and Parameters Theory (PPT)
. descriptive adequacy
. explanatory adequacy

Suggested reading:

CHOMSKY, N. (1997) Chomsky no Brasil. D.E.L.T.A. Edição Bilingüe. Vol.13 – No. Especial. EDUC.

CRAIN, S. & LILLO-MARTIN, D. (1999) An Introduction to Linguistic Theory and Language Acquisition. Blackwell.

FIGUEIREDO, M.C. (1996) A Posição Sujeito no Português Brasileiro – Frases Finitas e Infinitivas. Editora da UNICAMP

KATO, M. & ROBERTS, I. (orgs.) (1996) Português Brasileiro – Uma Viagem Diacrônica. 2ª Edição. Editora da UNICAMP.

MARCELINO, M. (2007) O Parâmetro de Composição e a Aquisição/Aprendizagem de L2. Tese de doutorado. UNICAMP.

PINKER, S. (1995) The Language Instict: How the Mind Creates Language. Harper Perenial, New York.

Agosto
Aulas de 20 e 21 de agosto de 2009
- apresentação do programa
- início da discussão do que é bilinguismo e quem é bilingue. Afim de se estudar aquisição bilíngue e aquisição de segunda língua, é necessário se entender aquisição de primeira língua. Iniciamos os estudos falando sobre aquisição de língua materna, dentro da perspectiva lingüística.

Aulas 27 e 28 de agosto de 2009
- first language acquisition
- phonological acquisition
- syntactic acquisition
- defining a native speaker
a native speaker is not only defined by native command of phonological features but also by his/her grammatical competence and grammatical judgment. Competence can be defined as the set of "grammatical equations" developed by a child in the course of his/her native language development.

As requested by students, here's the course description:

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA

PROGRAMA DE ENSINO


Curso: Letras - Inglês
Depto.:Lingüística
Disciplina: Lingüística do Inglês: Bilingüismo em Aquisição de Linguagem
Cred.: 04
Programa A
Horas/Aula: 60
Professor: Marcello Marcelino
Sem/Ano: 2º/09
Turno: noturno


I. OBJETIVOS GERAIS:
Introduzir o aluno ao panorama atual da teoria lingüística, suas teorias e aplicações relevantes tanto ao estudo dos princípios universais como ao estudo do bilingüismo em aquisição da linguagem.

II. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá ser capaz de:
- Conceituar e diferenciar tipos de bilingües
- Compreender o desenvolvimento do saber sintático em bilínguës.
- Entender os principais pressupostos teóricos da teoria de princípios e parâmetros.
- Relacionar o papel do “input” detonador do saber sintático com a teoria de princípios e parâmetros e sua aplicabilidade a bilínguës de infância e tardio.

III. CONTEÚDO:
-Principais Teorias de Aquisição de Linguagem (Inatismo e Interacionismo)
-Caracterização e descrição dos vários tipos de bilíngües.
-Aquisição simultânea versus aquisição consecutiva/sucessiva
-Língua materna versus Interlíngua
-Competência e Desempenho
-Chomsky, Piaget, Vygotsky e aquisição da linguagem
-O comportamento lingüístico do bilíngüe
-Características da fala bilíngüe

IV. METODOLOGIA:
- Aulas expositivas.
- Discussão de leitura de textos extraídos da bibliografia.

V. AVALIAÇÃO:
- Provas temáticas ao longo do semestre, trabalhos em grupo em sala de aula e um trabalho oral em grupo.


VI. BIBLIOGRAFIA

BHATIA, T. K. & RITCHIE, W. (2004) The Handbook of Bilingualism. Blackwell Publishing.

CHOMSKY, N. (2002) On Nature and Language. Cambridge.

CHOMSKY, N (2000) New Horizons in the Study of Language and Mind. Cambridge.

CHOMSKY, N. (1988) Language and Problems of Knowledge: The Managua Lectures. MIT Press, Cambridge Mass,

PINKER, S. (1995) The Language Instict: How the Mind Creates Language. Harper Perenial, New York.

WHITE, L. (2003) Second Language Acquisition and Universal Grammar.Cambridge Textbooks in Linguistics


VII. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARONOFF & REES-MILLER (2001) The Handbook of Linguistics. Blackwell Publishing.

CHOMSKY, N. (1995) The Minimalist Program. MIT Press, Cambridge Mass,

HAEGEMAN, L. (1994) Introduction to Government and Binding Theory. Blackwell, Oxford U.K. and Cambridge Mass.

WEISLER, S. & MILEKIC (2000) Theory of Language. MIT Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário