quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PUC-SP (graduação) Tópicos em Sociolinguística

Atenção: Aparentemente nossa aula será na sala 19 CA a partir de 15/09

25/08/09

Leitura para a próxima aula:
CAVALCANTI, Marilda C. (1999) Estudos sobre Educação Bilingüe e Escolarização em Contextos de Minorias Linguisticas no Brasil. Revista DELTA, 15 especial, pp. 385 - 417

Ai vai o link para o texto:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0102-445019990003&lng=en&nrm=iso



www.scielo.br/delta

Volume 15 especial, 1999
special issue

01/09/2009

Discussão do texto sobre educação bilíngue. Questões levantadas pelos alunos:
- o que é educação bilíngue?
- o que é bilingüísmo e bidialetalismo?
- Multilingüísmo
- diferença entre língua estrangeira e L2.
- pidgins e crioulos.
- escolas bilíngues e escolas internacionais.
- língua e identidade
- minorias linguísticas

Recomendação de leitura:
Tarallo, F. (1985) A Pesquisa Socio-linguística. Série Princípios. Editora Ática.

08/09/09

Retomando os conceitos da aula passada e solucionando eventuais dúvidas, expandimos as discussões para:
- contextos de imigração
- contextos de fronteira
- contextos bidialetais/rurbanos (este a ser apresentado na próxima aula - 15/09/09 - pelos alunos Vivi, Genilda, Lina, Marcos, Kaori, M. Clara, Átila, Gabriela (mãe que amamenta e sai correndo antes da aula terminar =D)

O livro de Fernando Tarallo deverá ser lido para 29/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário